quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O desafio de conviver com as diferenças

O Desafio De Conviver Com As Diferenças
Fonte de pesquisa: http://guriaurbana.wordpress.com/
A diferença não é caracterizada apenas pelo físico, mas também pela cultura, pelos costumes, entre outros. Ela é essencial para aprendermos a viver em uma sociedade e devemos nos acostumar com elas. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil para qualquer pessoa; requer paciência e o incrível dom de saber respeitar os hábitos e as características de outras pessoas.
A dificuldade de alguns indivíduos de lidar com as diferenças vem, com certeza, da família e dos seus hábitos. Uma manifestação dessa dificuldade é o racismo. Quando nossos pais ou familiares são racistas, é muito provável nos tornarmos racistas também. Aqui no Brasil essas manifestações não são tão aparentes, pois temos uma grande miscigenação de raças, culturas e religiões.Todavia, apesar desta ampla diversidade, pode-se notar atos inconseqüentes e impiedosos de algumas pessoas. Um exemplo disso foram as pichações feitas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; repercussão do sistema de cotas adotado pela Universidade. Parece que ainda temos nazistas em pleno século XXI.
É difícil tirar essa mancha de preconceito que existe nos seres humanos. O preconceito existe desde o século XVI, onde escravos eram trazidos para o Brasil em condições precárias, sem higiene e sem alimentos. Como podemos considerar os senhores de escravos humanos? Os negros e os índios escravizados eram tratados como animais por seus “donos”. Além disso, o preconceito veio sendo praticado de outras formas, como na época da Proclamação da República. Segundo a Constituição de 1891, analfabetos e mulheres não podiam votar, ou seja, negros e mulheres não podiam votar, afinal todos os ex-escravos eram negros e analfabetos. Pouquíssimos eram alfabetizados, e desde essa época vem a mentalidade de que negros eram preguiçosos. E essa mentalidade permanece em nossa sociedade e é refletida não só em relação aos negros, mas em relação aos alunos de escolas públicas. Não esquecendo que o preconceito contra as mulheres existe até hoje, mas é mais suave.
As diferenças existem e devemos aprender a lidar com elas. Às vezes é difícil, porém ninguém falou que algo seria fácil no mundo em que vivemos, muito menos num país como o Brasil. Devemos fazer a nossa parte respeitando as pessoas, independente da cor e da classe social, mesmo que sejamos uma gota no meio do oceano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário